O Grupo

Sereia 1O Maracatucá foi fundado em 2008 por batuqueiros de Campinas que queriam aprofundar seus conhecimentos sobre maracatu de baque virado

O Maracatucá desenvolve atividades de pesquisa, ensino e divulgação do maracatu de baque virado.

Nossa sede fica no Centro Cultural Casarão do Barão, Campinas, SP

 

   Puleiro36O grupo é  formado, em sua maior parte, por estudantes e profissionais de diversas áreas que mesclam os saberes acadêmicos com os da vivência da cultura popular. Pesquisam o maracatu como arte – baques, loas, dança – sem esquecer seu entorno social, histórico e religioso, além de sua origem e sobrevivência como afirmação de nossas matrizes culturais tanto lusa, quando indígena, mas principalmente africana.

O Maracatu foi fundado em 2008 por batuqueiros que queriam aprofundar seus conhecimentos sobre esta manifestação. As oficinas e ensaios aconteciam no Centro Cultural Elesbão, centro de Barão Geraldo, Campinas, em 2009 passa a desenvolver suas atividades na Associação dos Moradores do Jardim América. Em 2010 passa a ensaiar e dar oficinas na Cooperativa Brasil, no Real Parque e em 2012   o Centro Cultural Casarão passa a ser sua sede e local das oficinas.

Encanto do Pina 01 Porto Rico Logo

O Maracatucá é  filho da Nação do Maracatu Porto Rico e da Nação do Maracatu Encanto do Pina  e desde 2009 tem anualmente trazido  o mestre Shacon Viana, de Porto Rico e a mestra Joana, do Encanto do Pina, para Campinas promovendo oficinas e palestras sobre esse universo.

Desde 2010 diversos integrantes do grupo vão para Recife e participam dos ensaios e desfiles da agenda do  carnaval dessas nações e do grupo Baque Mulher.

Oxalufã Sou de Campinas Oxaguiã

O Maracatucá tem como patrono o orixá Oxalá.

O Maracatucá! não se apresenta em nenhum evento político partidário.

 

Contatos para apresentação, oficinas ou mais informações:

e-mail: grupo.maracatuca@gmail.com

FACE: https://www.facebook.com/maracatuca

Site: http://maracatuca.maracatu.org.br/

Ensaios: Centro Cultural Casarão, Estrada da Rhodia, km1, Terras Barão, Campinas, SP.

Glória Cunha – glocunha@yahoo.com.br

Juliana Viana – jugomesviana@gmail.com

 

Apresentação em 2013 do Maracatucá com mestre Chacon e mestra Joana na Praça do Coco, Barão Geraldo, Campinas, SP

Este slideshow necessita de JavaScript.