O Grupo

O Maracatucá foi fundado em 2008 por batuqueiros de Campinas que queriam aprofundar seus conhecimentos sobre maracatu de baque virado. Desenvolvemos atividades de pesquisa, de ensino,  de performance e divulgação do maracatu de baque virado.

Pesquisamos o maracatu como arte – baques, loas, dança – sem esquecer seu entorno social, histórico e religioso, além de sua origem e sobrevivência como afirmação de nossas matrizes culturais tanto lusa, quando indígena, mas principalmente africana.

  

Puleiro36O grupo é  formado, em sua maior parte, por estudantes e profissionais de diversas áreas que mesclam os saberes acadêmicos com os da vivência da cultura popular.

 

As oficinas e ensaios começaram no Centro Cultural Elesbão, centro de Barão Geraldo, Campinas e em 2009 passa a desenvolver suas atividades na Associação dos Moradores do Jardim América. Em 2010 passamos ensaiar e dar oficinas na Cooperativa Brasil, bairro Real Parque, e a partir de 2012  o Centro Cultural Casarão passa a ser sua sede e local das oficinas.

Sereia 1O Maracatucá é  filho da Nação do Maracatu Porto Rico e da Nação do Maracatu Encanto do Pina  e desde 2009 tem anualmente trazido  o mestre Chacon Viana, de Porto Rico e a mestra Joana, do Encanto do Pina, para Campinas promovendo oficinas e palestras sobre esse universo.

Desde 2010 diversos integrantes do grupo vão para Recife e participam dos ensaios e desfiles do  carnaval dessas nações e do grupo Baque Mulher.

 

O Maracatucá tem como patrono o orixá Oxalá.

O Maracatucá! não se apresenta em nenhum evento político partidário.

Contatos para apresentação, oficinas ou mais informações:

e-mail: grupo.maracatuca@gmail.com

FACE: https://www.facebook.com/maracatuca

Instagram: https://maracatuca.maracatu.org.br/

Ensaios: Centro Cultural Casarão, Estrada da Rhodia, km1, Terras Barão, Campinas, SP.

Glória Cunha – glocunha@yahoo.com.br

Juliana Viana – jugomesviana@gmail.com