Oficina Deivson Santana

deivson-santanaO Maracatucá recebeu no dia 17 de setembro de 2016, sábado, a oficina de Deivson Santana, batuqueiro da Nação Encanto do Pina e Nação Porto Rico.  Foi uma manhã de muito aprendizado onde demos mais consistência ao baque do coração, baque da Nação Encanto do Pina.

Deivson deu uma atenção especial ao sotaque do Encanto, repassando os cuidados técnicos e musicais que envolve esta nação e aprimorando, como exemplo de trabalho, algumas loas.

As fotos desta pequena galeria são do celular de Juliana Viana que teve a feliz ideia de pedir pra Cecilia, de 7 anos, filha do Danilo e Tati, tirar fotos da oficina.

A paisagem linda das fotos é dos jardins da Tulha, teatrauditório do Casarão, onde temos a honra de integrar o Coletivo que faz a gestão junto com a Neuzinha Aguiar.

No grupo de alfaia estavam tanto batuqueiros que tocam este instrumento a alguns anos como também batuqueiros que estão iniciando o estudo da alfaia como segundo instrumento. Ficamos muito felizes com a oficina e com o humor de Deivson como afirmou a batuqueira Suelen Turíbio.

Volte sempre!

Deivson SantanaAos 12 anos de idade começou a aprender percussão através de um projeto social desenvolvido pela prefeitura de Recife na comunidade em que nasceu e vive até hoje (Ilha de Deus – Imbiribeira).

• Com o projeto social da prefeitura surgiu a formação do grupo percussivo Nação da Ilha, no qual fez parte desde o início, sendo hoje o professor/instrutor, coordenador.

• Integrante da Nação do Maracatu Encanto do Pina, que tem como Mestra Joana D´Arc Cavalcante.  É batuqueiro desde 2009, sendo o contra-mestre da Nação e participa das ações comunitárias desenvolvidas por ela.

Aproximadamente aos 14 anos começou a fazer parte do grupo de batuqueiros pertencentes à Nação do Maracatu Porto Rico.

• Animador cultural do GAC (Gerência de Animação Cultural) – Prefeitura da Cidade de Recife – ministrando aulas teóricas e práticas de percussão a alunos da rede de ensino municipal desde julho/2009.

https://www.facebook.com/deivson.santana.12

gloria

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *