2020, na pandemia

Verônica com máscara

O Maracatucá na pandemia!

Como a todes, também fomos pegues de surpresa pelo covid-19…

e aí???

e aí a pandemia, o isolamento social, a quarentena, batuqueires indo morar com familiares, para cuidar ou ser cuidado, batuqueires perdendo emprego ou com ganhos reduzidos, batuqueires indo para o exterior encontrar seres amados (Fran foi pra Itália, Glória pra Vancouver), batuqueires professores virando youtubers e coisas assim, que todes sabem, viveram.
o Maracatucá aos poucos começou a se organizar com algumas atividades. Segue um resumo de disto:
Grupo de Estudo – a partir de uma iniciativa da Fran e Mirela montamos um grupo de estudo que por alguns meses – abril a junho – se reuniu semanalmente estudando fundamentos históricos, religiosos e sociais do maracatu. Depois o grupo entrou em recesso e atualmente se reúne com uma nova proposta liderada pela Mirela, um trabalho sobre Mitos dos Orixás.
Apitos contra o assédio[ postagem particular]

Basta! Vidas Pretas Importam. [ vídeo] Indignados com o assassinato de George Floyd fizemos um vídeo com muitas mãos. [ postagem particular]

O Maracatucá participa das reuniões e atividades do grupo Carnaval de Rua em Ação. Um coletivo de diversos blocos carnaval de todo o Brasil que se uniu pela democracia, contra o fascismo e pelo carnaval de rua livre

 

O Maracatucá foi convidado para lives que contam a história do Maracatu e do nosso grupo.

ENSAIOS – A partir de agosto começamos a fazer ensaios virtuais semanais do repertório das nações e a planejar a volta aos ensaios presenciais.
A partir de  meados de outubro começamos a fazer ensaios presenciais com cerca de 6 batuqueiros e ensaios de naipe, tomando todos os cuidados como provam Taiana e Verônica!!

DONA ELDA , RAINHA [vídeo]- Em novembro fizemos um “copião” de vídeo homenageando dos 40 anos de reinado de dona Elda, rainha do Maracatu Porto Rico.

No início de novembro aproveitamos a vinda de mestre Chacon para o Encontro da orquestra de Ilús em Campinas e fizemos o banho de amaci nas guias dos novos batuqueiros. [ postagem particular]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *